"Nenhuma sociedade pode ser seguramente florescente e feliz se a maior parte de seus elementos for composta de pobres e miseráveis" Adam Smith

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Blog Transparência Maranhão

Acaba de ser criado o blog Transparência Maranhão, dedicado a discutir temas ligados à promoção da transparência pública e ao combate à corrupção.

O endereço é:

http://transparenciama.blogspot.com/

A iniciativa é decorrente da criação do Núcleo de Estudos da Corrupção, ligado ao Curso de Direito da Unidade de Ensino Dom Bosco (UNDB).

Acessem. Comentem. Divulguem.

domingo, 24 de outubro de 2010

Próxima reunião do NEDD

A última reunião deste ano será no dia 26/10, quando analisaremos o conceito de desenvolvimento humano a partir do Relatório de Desenvolvimento Humano editado pelo PNUD/ONU.
É o primeiro relatório do IDH (1990) e analisa justamente o conceito e os indicadores presentes neste ínidice.
O texto pode ser acessado no site oficial do PNUD (www.undp.org) e está disponível na pasta do grupo.
A relatora será a Delana Avelar, e nossa reunião é na sala 203, bloco F, CCSo.
Até lá!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

I Jornada Científica do CCSo

Começa amanhã, 20 de outubro, quarta-feira, a I Jornada Científica do CCSo, que vai até o dia 22 e tem como tema "Desenvolvimento, democracia e direitos humanos: para onde caminhamos?".

O objetivo da Jornada consiste em promover a socialização das experiências de ensino, pesquisa e extensão dos docentes e discentes do CCSo, divulgar pesquisa dos docentes e discentes do CCSo, fortalecer estudos e pesquisas nas áreas de conhecimento que integram o CCSo e possibilitar o debate no campo das ciências sociais como um espaço plural de partilha de práticas e saberes nas diferentes áreas que integram o Centro.

A programação inclui apresentação de poster, oferta de minicursos, apresentação de comunicações individuais e apresentação de comunicação coordenada (mesa redonda).

Os eixos temáticos da Jornada e a sua programação podem ser obtidas no site específico do evento: http://www.jornadaccso.ufma.br/

Trata-se de uma excelente oportunidade para conhecer o que se produz de pesquisa em Ciências Sociais no Maranhão.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Eleições e desenvolvimento

Passadas a euforia e tensão das apurações, vem o dia seguinte e as novas estratégias de campanha (onde for o caso) e de governo eleito (idem). O segundo caso é o do Maranhão.
O que se espera do governo eleito é que se faça o que há muito se promete: que o desenvolvimento (e o capitalismo, por que não???) finalmente chegue ao Maranhão.
Investimentos, aportes financeiros e repasses federais, nada disso tem efeito se não houver uma proposta séria de desenvolvimento para um estado que, ao meu ver, pouco evoluiu do feudalismo.
Que o governo eleito diga (finalmente) a que veio, e a oposição, que faça seu papel e não fique apenas roendo mágoas.
Boa sorte para todos que moram no Maranhão.