"Nenhuma sociedade pode ser seguramente florescente e feliz se a maior parte de seus elementos for composta de pobres e miseráveis" Adam Smith

sábado, 29 de janeiro de 2011

"Vale Tudo" na vida real?

Interessante perceber como as novelas têm se voltado para as ditas "questões sociais" nos úlitmos tempos. Sim, o que está sendo dito aqui é o óbvio, mas não deixa de ser pertinente observar que a teledramaturgia foi um meio encontrado para as redes de tv cumprirem seu "papel social'.
A abordagem de questões políticas e morais vem (minha memória é dos anos 80), desde "Vale Tudo" e continuou pelas duas décadas seguintes.
Personagens dados a práticas socialmente condenáveis ganham punição ao final (nem sempre, é fato, pois um toque de realidade é fundamental), e os bonzinhos vivem felizes para sempre.
Sim, mas o que isso tem a ver com desenvolvimento?
Desde que uma das linhas de pesquisa deste grupo é Ética, valores morais e desenvolvimento, tudo. Fato óbvio é que as insituições carregam valores das pessoas que as formam e constroem, portanto, empresas privadas e serviços públicos refletem o posicionamento de seus agentes. E nas novelas isso também acontece.
Também se vê o "jeitinho brasileiro" resolvendo tudo. O "você sabe com quem está falando?" está lá e resolve coisas. Exatamente como na vida real. Só que a diferença é que nas novelas o jeitinho e a "carteirada" muitas vezes são bem vistos pelo público ou pelo menos pela falsa realidade transmitida pelos outros personagens.
Desenvolvimento passa também por formação ética e moral, e infelizmente a sociedade tem recebido valores a partir do que vê na TV. Se o público vê um personagem resolver um problema usando sua influência/amizade, ou exaltando o jeitinho brasileiro, então vale a pena agir assim, pois ele vai ser feliz no final.
Pois é, mas na vida real, seremos? Ou a continuidade de hábitos como estes apenas perpetuará nossa desvalorização das regras e da honestidade?

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Cartéis: problema recorrente na economia brasileira

A prática de combinação de preços em uma mesma escala de produção/distribuição, ou o popular cartel, não é novidade na história econômica mundial, muito menos na brasileira.


A atuação da sociedade e das instituições oficiais e privadas no comabte à cartelização e fundamental, e neste sentido a Secretaria de Direito Econômico lança a campanha "Cartel é crime: seja o primeiro a sair".


Serão distribuidos cartões postais da campanha em postos de combustíveis, revendas de gás de cozinha e empresas que fornecem serviços ao governo federal.


A iniciativa é louvável e deve contar com a colaboração e divulgação de todos.


Aliás, a Karla Dominique, advogada e pesquisadora do NEDD desde que este estava na UNDB tem bom conhecimento acerca da matéria, pois além de ter sido intercambista do CADE, tem pesquisado o programa de leninência desta autarquia em relação ao cartel.


Quem quiser entrar em contato com a Karla, o e.mail é karladaraujo@hotmail.com.


Sobre a campanha da SDE, ver mais em http://portal.mj.gov.br/SDE/data/Pages/MJ968198B3ITEMID4FB9609D947C48D5970533EA356E015CPTBRNN.htm

domingo, 23 de janeiro de 2011

Brasil na OMC

O governo federal tem se mostrado insatisfeito com as ações protecionistas dos EUA em relação ao emergente mercado do etanol, e já prepara ações na OMC a esse respeito.
E volta à tona a imposição de barreiras européias sobre a carne brasleira. Interessante é que louca é a vaca deles, não a nossa...
No mais, ainda no âmbito do comércio internacional, de há muito a China vem se utilizando de outros países asiáticos para exportar produtos mascarando seu real produtor (os chineses, obviamente). Não chega a ser triangulação, mas a prática é desleal e também merece atenção e reação do governo brasileiro.
Notícia na íntegra:
http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2011/01/21/brasil-prepara-acoes-na-omc-sobre-etanol-e-carne.jhtm

Regulação e desenvolvimento

Este semestre o NEDD fará estudos acerca da regulação dos serviços públicos e do mercado em geral, buscando a vinculação entre a regulação eficiente e o processo de desenvolvimento.
Caso haja sugestões de textos/temas, comentem no blog.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Começando 2011

Após um longo recesso, voltamos.
E como não poderia deixar de ser, vem a promessa de sermos mais assíduos em 2011.
Boa notícia: o IPEA abriu chamada pública para o projeto "Cooperação internacional para o desenvolvimento".
http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=6713:trabalhe-no-ipea-chamada-publica-no-0012011&catid=117&Itemid=5