"Nenhuma sociedade pode ser seguramente florescente e feliz se a maior parte de seus elementos for composta de pobres e miseráveis" Adam Smith

domingo, 17 de abril de 2011

Pobreza, violência e desenvolvimento

Excelente matéria do The Economist sobre pobreza e violência nos países menos desenvolvidos e em desenvolvimento. A pergunta que abre a matéria por si só é interessante: os países são pobres porque são violentos, ou são violentos porque são pobres? http://www.economist.com/node/18558041

Um comentário:

  1. Bom, eu sempre achei exagero condicionar violência à pobreza, no sentido de ser uma determinante.

    Todavia, não consigo excluir a idéia que a falta de presença estatal em situações pobres nos leva a uma situação de caos em que o melhor mecanismo de sobrevivência é a luta selvagem.

    Não importa exatamente quem iniciou o conflito , mas não existe uma pessoa que vá largar as armas e investir em alguma coisa, pois não terá nem mercado de consumo, pois todos os valores vão para armamento, quanto provavelmente teria sua produção roubada.

    O problema não parece ser a pobreza em si, mas a falta de qualquer estrutura, oportunidade e a mais pura falta de politica representativa e de um estado em que se confie.

    Vejo a violência nesses paises bem proximo de nossa corrupção. Embora possamos dizer que é errado, a impunidade dos corruptos (no caso, agressores), o cotidiano da corrupção (no caso, a violência), e o senso comum que taxa a pessoa de "besta" ( no caso la, covarde) cria um ambiente muito propicio à perpetuação desse problema.

    Sem contar que o odio ja se institucionalizou. Quando dois brigam a 10 anos, perde-se o motivo, restam apenas as dores que cada lado causou ao outro e o problema se alastra.

    Mas a falta de emprego eu considero muito relevante. Acho bem dificil assinar um tratado de paz e todo mundo ficar esperando cair dinheiro do céu.

    ResponderExcluir